Acesso à Área do Cliente
Quais benefícios a análise do fit cultural proporciona para a empresa?
13 de fevereiro de 2019 Sônia Padilha

Atualmente, as empresas investem em técnicas de recrutamento e seleção mais direcionadas, a fim de montar um quadro de colaboradores mais eficiente e propenso a colaborar com a organização por mais tempo. Uma dessas técnicas é a análise do fit cultural.

Neste post, explicamos o que é essa análise, por que ela é importante para a organização e os benefícios que traz. Aproveite a leitura para fortalecer a gestão de pessoas da sua empresa!

O que é fit cultural?

A cada dia ouvimos falar mais em fit cultural, embora esse termo seja um pouco nebuloso para algumas pessoas. Podemos traduzir “fit” como encaixe ou adequação, já “cultura” relaciona-se aos valores e missões de uma empresa. O fit cultural refere-se, portanto, ao alinhamento entre os valores individuais dos profissionais e os valores da organização.

Assim, ter um time que se identifica e se encaixa na cultura organizacional é extremamente importante para o desenvolvimento da empresa, pois essas pessoas tendem a “vestir a camisa”, impactando positivamente na produtividade.

Quais são os benefícios da análise do fit cultural?

A avaliação do fit cultural pode ser feita durante o processo seletivo e ajuda a identificar os candidatos capazes de prestar uma maior contribuição para a empresa. Entre os benefícios dessa análise podemos destacar: melhoria do clima organizacional, diminuição do turnover e redução da curva de aprendizado. Saiba mais a seguir.

Melhoria do clima organizacional

Quando o colaborador está alinhado ao fit cultural da empresa, ele sente que pertence àquele espaço e que é parte importante para o desenvolvimento dos projetos e ideias. O profissional também sente confiança em relação à organização e seus valores, atuando com muito mais engajamento.

Diminuição do turnover

Candidatos que se identificam com a cultura da empresa tendem a permanecer nela por mais tempo, pois sentem-se à vontade e convivem bem com seus colegas. Graças a isso, os índices de turnover são reduzidos e a organização diminui a necessidade de contratações.

Redução da curva de aprendizado

A adequação ao fit cultural favorece o aprendizado do colaborador durante o período de experiência, que geralmente é de três meses. Isso ocorre porque dificuldades no processo de adaptação, como a falta de interação com os colegas ou uma avaliação pouco favorável do local, por exemplo, podem atrasar a absorção de informações.

Como uma consultoria online pode ajudar a avaliar o fit cultural?

Uma consultoria online de qualidade pode ajudar a empresa durante o recrutamento e seleção de pessoas, fazendo uma avaliação do fit cultural mais alinhada e tornando o processo mais direcionado e assertivo.

A consultoria é uma ferramenta extremamente eficiente, que oferece todos os recursos necessários para que a organização escolha o candidato mais bem preparado e que realmente vai ajudar no crescimento corporativo.

Agora que você entendeu a importância da análise do fit cultural e os benefícios que ela pode trazer, estude os processos seletivos da sua empresa e procure meios para implementar essa prática.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo com esse processo, fornecendo todo o apoio necessário não só para as melhores contratações, como também para uma gestão de pessoas mais eficiente.


Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Presidente da ABRH-SP – Regional Sorocaba.
R&S de Sucesso
Por que sua empresa precisa ter um RH estratégico?
Como perder o medo do feedback

Veja também

Espere um pouco! Cadastre-se para receber novidades de nosso blog!