Acesse a Plataforma

Não importa o quão boas sejam as suas ideias e intenções, se você não tiver a habilidade de comunicar-se assertivamente no ambiente de trabalho, não conseguirá transmitir as informações, o que prejudica o seu próprio desempenho e o do restante do time . Por isso, se comunicar melhor com o time deve ser uma preocupação constante de qualquer líder.

A comunicação é tão importante no espaço corporativo que, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, 81% das pessoas entrevistadas disseram preferir trabalhar em uma empresa que valoriza esse aspecto do que aquelas que oferecem vantagens como academia ou plano de saúde.

Afinal, saber se expressar com os colaboradores em diferentes situações é essencial para envolvê-los, explicar as suas ideias, defender um ponto de vista, estabelecer uma estratégia e solucionar possíveis desavenças internas, além de impedir erros que comprometam a produtividade.

Ao conectar-se com os colaboradores e passar mensagens efetivas, é possível inspirá-los a vestir a camisa e dar algo a mais pela empresa. Por isso, confira abaixo como melhorar a comunicação com a sua equipe!

1. Seja autêntico

Para comunicar-se com os seus colaboradores, é necessário passar uma imagem de alguém verdadeiro e humano. Assim, torna-se mais fácil aproximar-se da realidade dos ouvintes, fazendo com que eles entendam a sua mensagem.

Procure compartilhar as suas crenças e lutas, falando sobre os momentos de dúvida e como os superou. Se possível, conte uma história motivadora e ressalte a importância de persistir.

2. Desenvolva a sua comunicação e liderança

Ninguém nasce sabendo e cada grupo tem as suas particularidades. Por isso, é preciso que o gestor busque conhecimentos específicos para tornar a comunicação interna mais eficiente. Diante de uma equipe composta por membros com personalidades diversificadas, há de se utilizar recursos diferentes para se comunicar bem como todos.

Portanto, aprenda sobre comunicação e liderança, absorvendo o máximo possível de conteúdo para aplicar na sua empresa. Contudo, lembre-se que os métodos aprendidos nos livros podem e devem ser adaptados às características do seu ambiente de trabalho.

3. Use a tecnologia como apoio

As tecnologias oferecem várias ferramentas de apoio que ajudam o gestor a se comunicar mais e melhor com o seu time. Por conta da sua rotina cheia de compromissos, nem sempre o líder consegue estar presente para apresentar uma proposta ou discutir essa ideia. Nessa situação, ter recursos que o permitem continuar liderando a qualquer momento e de qualquer lugar contribui para com o fluxo normal das operações.
 
Algumas das opções de ferramentas indispensáveis para esse processo são o e-mail, grupos de WhatsApp, intranet e newsletter, que ajudam na distribuição das informações. Também pode-se usar a caixa de sugestões para dar voz aos colaboradores, de modo que eles possam sugerir melhorias para o ambiente.

4. Torne os valores visíveis

Comunicar-se de forma empática, compromissada com a cultura da empresa e de maneira eficaz é a base para que as ideias sejam convertidas em realidade. Diante disso, comunique-se de maneira que consiga ressaltar os valores da organização, estimulando os colaboradores a vivenciá-los, colocando-os em prática no dia a dia.

Quando estiver em contato com o seu time, traga à tona valores, como a integridade, o espírito colaborativo, a responsabilidade social, a qualidade de vida e a valorização do ser humano. Cite e sugira ações que inspirem as pessoas, a fim de melhorar o clima organizacional e os resultados como um todo.

5. Seja um líder adaptável

Antes de tudo, o líder precisa ser um bom ouvinte — e evidenciar essa postura é fundamental para que as pessoas sintam-se à vontade para levar as situações internas e novas ideias até você. No dia a dia, mostre-se flexível e disposto a ouvir quem está ao seu redor. Essa conduta simples facilita o engajamento dos colaboradores.

Comunicar-se melhor é uma prática constante e que exige atenção especial. Nesse sentido, contar com uma ajuda profissional pode fazer toda a diferença para que você aprimore as suas habilidades, adote as metodologias adequadas e se comunique melhor com o seu time.

Quer se conectar melhor com a sua equipe? Veja como comunicar-se de maneira mais assertiva!

Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Faz parte da Diretoria da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

Veja também

Cadastre-se para receber nossas novidades em seu e-mail: