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A convivência entre pessoas de diferentes personalidades ou insatisfações com a empresa podem comprometer a motivação e, consequentemente, a produtividade. Nesse cenário, saber o que é pesquisa de clima organizacional e como aplicá-la faz toda a diferença.

Com ela, os gestores identificam as oportunidades de melhoria e através de um plano de ação, têm a chance de propor soluções que contribuam para o bom clima da empresa. Afinal, ela é uma ferramenta utilizada para levantar dados e trazer à tona informações relevantes sobre qual é a percepção dos colaboradores em relação aos fatores que afetam a sua motivação e o seu desenvolvimento na empresa.

O objetivo desse processo é compreender o grau de satisfação e o estímulo das equipes, bem como identificar o entendimento de como a empresa valoriza o engajamento de todos, para que elas trabalhem de forma agradável e satisfatória.

Quer melhorar o clima no ambiente de trabalho da sua empresa? Confira, a seguir, quais são os benefícios que esse estudo traz e como ele pode ajudar no dia a dia da sua empresa.

Satisfação dos colaboradores

A pesquisa de clima organizacional é realizada através de um questionário sigiloso, composto por perguntas que buscam saber a opinião dos colaboradores. Os temas abordados são, em geral, condições de trabalho, carga horária, oportunidades de crescimento, tratamento recebido da liderança, relacionamento com os colegas e outros.

A partir das respostas obtidas, é possível avaliar como a liderança é exercida, se todos estão integrados com os objetivos da empresa, quais são as motivações do time, e se a comunicação é efetiva.

Identificação de oportunidades de melhoria

Quando realizada com regularidade, como uma vez por ano, esse processo oferece à empresa a possibilidade de obter vários diagnósticos no decorrer do tempo. A partir deles, pode promover melhorias continuamente.

Assim, a oportunidade de crescimento se estende tanto para o time quanto para a própria empresa. A cada avaliação realizada, podem-se tomar medidas de aprimoramento, de maneira que a empresa apresente um desempenho melhor.

Solução de problemas

As informações coletadas na pesquisa permitem a realização de um diagnóstico completo e objetivo da percepção dos profissionais sobre diversos fatores internos. Com isso, é possível elaborar estratégias para manter o que é positivo e trabalhar para a melhoria dos demais.

A pesquisa de clima aponta dados reais, que permite tomadas de decisão mais assertivas para o desenvolvimento da empresa.

Comunicação direta entre os colaboradores

Um dos principais benefícios da Pesquisa de Clima é promover a chance de os colaboradores expressarem suas opiniões com honestidade sem medo de ser julgado, já que todos mantêm o anonimato. Esse é primeiro passo para propor processos de comunicação mais assertivos, já que com o tempo o time começa a sentir maior segurança para emitirem suas ideias, elogios e críticas.

Desse modo, aperfeiçoa-se a comunicação interna, determinam-se com clareza os objetivos da organização, as demandas e as regras. Sem falar que é possível abrir um canal direto para que os funcionários se sintam à vontade para conversar com os gestores e expor suas ideias sempre que houver necessidade.

Ambiente agradável

Conforme a empresa conhece a opinião do time; identifica possíveis soluções e naturalmente age para proporcionar um ambiente de trabalho agradável e satisfatório para todos. Isso implica diretamente o aumento da produtividade do time.

Agora que você sabe o que é pesquisa de clima organizacional, já pode aplicá-la para melhorar o bem-estar do seu time e obter melhores resultados. Tenha em mente que pessoas satisfeitas tendem a se dedicar mais e melhor às atividades.

Deseja promover um ambiente mais harmônico e produtivo em sua empresa? Veja como fazer a pesquisa de clima empresarial!

Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos seguimentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Faz parte da Diretoria da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

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