Acesse a Plataforma

Como se comportar em uma entrevista de emprego é uma questão para muitas pessoas, principalmente aquelas mais jovens, já que esse pode ser um momento decisivo na vida de qualquer profissional. É comum que esses instantes sejam precedidos por estresse e até mesmo certa tensão, afinal, você será avaliado.

No entanto, é possível se preparar com antecedência e tentar manter a calma a fim de transmitir todo o seu potencial para o recrutador.

Neste post, mostraremos para você como se comportar em uma entrevista de emprego para conquistar a oportunidade tão desejada. Acompanhe!

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Vista-se adequadamente

Sabe aquela frase que diz “a primeira impressão é a que fica”? Nem sempre é verdadeira, mas causar uma boa impressão na entrevista de emprego, é sem um ponto positivo. Isso porque a sua imagem como profissional está sendo avaliada e é importante comparecer com roupas adequadas, sem decotes nem exposição excessiva de outras partes do corpo.

A dica é estudar os hábitos de vestimenta da empresa,  procure adequar seu estilo. Sendo assim você pode optar por um estilo mais formal ou até mais descolado, se o ambiente assim permitir. Além disso, garanta que a roupa está passada, os cabelos penteados e cortados, barba feita para os homens e, para as mulheres, é importante evitar usar maquiagem forte e perfumes muito marcantes.

Fique atento à comunicação verbal e não-verbal

O nosso corpo também fala, logo, também é responsável pela nossa comunicação. Portanto, fique atento à sua postura, olhe nos olhos do entrevistador, evite demonstrar nervosismo ao balançar a perna ou pressa ao olhar o relógio.

Na comunicação verbal, priorize o vocabulário formal da língua portuguesa, evite gírias e contrações de palavras.

Mostre conhecimento sobre a empresa

Certamente, o recrutador avaliará seu conhecimento e interesse pela empresa. Por isso, é importante pesquisar informações no site da organização, conversar com colaboradores e pessoas que mantêm relação com a instituição, além de guardar os pontos mais relevantes na memória para falar sobre eles durante a entrevista.

Seja sincero

Mentir em uma entrevista de emprego pode prejudicar a sua reputação como profissional. Por isso, seja sincero, exponha sempre a verdade e não tente mascarar fatos relacionados ao seu comportamento ou experiências anteriores.

Seja pontual

Chegar atrasado à entrevista de emprego mostra desinteresse pela vaga. O ideal é planejar seu trajeto até a empresa e se programar para chegar com no mínimo 10 minutos de antecedência. Mas atenção, chegar cedo demais pode demonstrar ansiedade. Então, de modo algum se atrase ou se adiante demais.

A seguir, separamos para você o que deve ser evitado durante a sua entrevista de emprego. Acompanhe!

O que deve ser evitado em uma entrevista de emprego?

Defender posição política

Política é um assunto muito delicado e que facilmente pode abrir brechas para discussões. A entrevista de emprego não é um momento adequado para defender ideologias mesmo que elas sejam importantes para você. Prefira fazer isso em outra ocasião, de preferência com os seus amigos, evitando esse assunto no ambiente de trabalho.

Posicionar-se sobre crenças religiosas

A religião é um tema sensível assim como a política. Por isso, pode prejudicar bastante a sua entrevista de emprego, em especial se o recrutador se opuser às suas crenças.

Falar mal da empresa anterior

Os psicólogos acreditam que as pessoas tendem a repetir comportamentos. Por isso, se você fala mal do seu antigo gestor ou da empresa para a qual trabalhou, transmite uma imagem negativa para o recrutador no processo seletivo.

Para evitar essa situação, procure ser o mais discreto possível e mantenha a mente aberta, focando na nova oportunidade de trabalho.

Se comportar em uma entrevista de emprego de maneira adequada será muito mais fácil se você seguir essas dicas. Além disso, tenha em mente que o bom senso é fundamental em todas as situações.

Se você gostou deste post sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, compartilhe-o no Facebook e LinkedIn para que mais pessoas aprendam a respeito.

Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Presidente da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

Veja também

Cadastre-se para receber nossas novidades em seu e-mail: