Acesse a Plataforma

Promover o engajamento dos colaboradores é um desafio constante no dia a dia das empresas. Afinal, a partir desse elemento é mais fácil aumentar a produtividade da organização — um fator imprescindível para alcançar excelentes resultados com baixo custo, em menor tempo e com mais qualidade.

Contudo, todo gestor sabe que lidar com pessoas tem seu grau de complexidade, pois envolve aspectos que nem sempre são evidentes, mesmo que sejam seguidos padrões efetivos relacionados a liderança e a gestão. Por isso, é importante adotar medidas que estimulem os colaboradores a se dedicarem à empresa.

Basicamente, o engajamento se desenvolve principalmente quando os valores individuais estão alinhados com os da empresa. Quando isso acontece, o colaborador estabelece uma ligação afetiva com a empresa, o que o motiva a dedicar mais energia para executar suas atividades.

Além disso, ele garante entusiasmo, resiliência, postura colaborativa e comprometimento, o que permite a obtenção de resultados expressivos. O profissional engajado tende a se sentir realizado com o exercício de sua função, pois as tarefas estão em harmonia com seu propósito pessoal e ajudam a dar um significado especial para sua vida.

Tudo isso resulta em produtividade mais elevada graças ao bom desempenho dos profissionais, que passam a ter orgulho de trabalhar para a empresa. Quer melhorar o engajamento do seu time? Confira, a seguir como isso é possível!

Alinhe os propósitos do colaborador e da empresa

Os colaboradores engajados sabem que o seu trabalho é importante e que eles têm valor para a empresa, pois acreditam que isso ajuda a construir algo significativo. O líder deve reforçar a importância das funções de cada colaborador e auxiliá-los a reconhecer uma relação direta entre suas atividades e o bom desempenho da organização.

Identifique o que motiva os profissionais e, a partir daí, determine metas e desafios que os estimulem a adotar um senso de propósito que esteja em sintonia com os valores da empresa. Dê autonomia a eles e os envolva nas decisões importantes para que se sintam cada vez mais valorizados pela empresa.

Nesse sentido, também é recomendável elaborar um plano de carreira para ajustar as expectativas de crescimento dos colaboradores com os propósitos da empresa. Dessa forma, o sucesso de um depende diretamente do bom desempenho do outro.

Crie uma cultura empresarial de engajamento

Um líder que não se compromete não consegue manter o time engajado. Assim, para influenciá-lo, é preciso que os gestores adotem os valores da empresa. Estude e coloque em prática os processos do dia a dia, como o gerenciamento das funções, as rotinas de gestão, administração do tempo, das políticas de RH e do orçamento.

Afinal, de nada adianta falar da importância do engajamento para os colaboradores se, na realidade, os próprios gestores vão contra esse princípio. Para que a cultura organizacional de engajamento se espalhe pela empresa, os líderes devem ser os primeiros a implementá-la em todos os aspectos da vida corporativa.

Valorize as pessoas

Uma das premissas para engajar o time é deixá-lo ciente do quanto ele é importante para a empresa. Esse comportamento começa quando o gestor ressalta as características que falam mais alto para a contratação do colaborador e a expectativa de que elas sejam bem aplicadas para alcançar melhores resultados.

Além disso, a valorização também está relacionada à confiança que se deposita nos seus empregados. Isso acontece tanto ao estimular a autonomia nas tomadas de decisão quanto na atribuição de atividades que possibilitem a exploração do potencial individual e a realização pessoal, bem como oportunidades de encarar desafios e crescer na carreira.

Invista no clima organizacional

O nível de engajamento corresponde à validade dos valores da empresa. Quando eles fazem parte de um clima organizacional favorável, a probabilidade de os empregados reagirem a isso com comprometimento aumenta.

Portanto, a empresa tem de ser um lugar em que a visão e os valores são vivenciados, não impostos. Para isso, é necessário que o colaborador perceba que a preocupação da empresa com os profissionais é genuína.

Outra questão relevante é o estabelecimento da confiança. Isso não quer dizer que o gestor não vai se deparar com conflitos, mas que eles poderão ser resolvidos de uma maneira ética, sempre levando em consideração os valores institucionais.

Forneça feedback

O feedback é uma ferramenta indispensável para aplicar uma gestão de pessoas mais eficiente. É de responsabilidade do gestor ter conhecimento sobre o time, os pontos fortes e aqueles que devem ser aperfeiçoados em cada colaborador.

Por isso, é importante cultivar o hábito de conversar periodicamente com os colaboradores, falar sobre o desempenho deles e, ao mesmo tempo, colocar-se à disposição para ouvi-los. O feedback promove a percepção de como está a performance do colaborador e permite através do plano de ação, desenvolver o que precisa ser melhorado para o atingimento das metas, bem como favorece o relacionamento empresarial e a confiança.

Promova uma comunicação eficiente

A comunicação é um ponto determinante para desenvolver o engajamento no ambiente de trabalho. Afinal, se as informações não forem transmitidas corretamente, as pessoas não vão entender o que têm de fazer e essa situação ainda pode causar conflitos internos.

Para promover uma comunicação mais efetiva, entenda o perfil comportamental dos profissionais. Assim, é possível descobrir quais métodos podem ser utilizados para aumentar o engajamento, como dinâmicas, treinamentos e outros.

Reconheça o bom desempenho

Para que um colaborador permaneça motivado e dê o seu melhor em cada atividade realizada, é necessário que saiba que seus esforços são reconhecidos e recompensados. Procure elogiá-los regularmente e incentive-os para que melhorem o seu desempenho.

Dedique um tempo para celebrar as conquistas de maneira significativa para todo o time. Oferecer remunerações compatíveis com o mercado e bons benefícios são outras ações essenciais para motivá-lo.

Trabalhar para fortalecer o engajamento dos colaboradores é uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa. O descuido com esse fator pode custar caro, visto que resulta na falta de motivação no ambiente de trabalho, impacto negativo na produtividade e, consequentemente, atraso nas entregas e prejuízo financeiro.

Precisa melhorar os resultados da sua empresa? Veja este post e conheça cinco formas de aumentar a motivação do time! Boa leitura!

Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Presidente da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

Veja também

Cadastre-se para receber nossas novidades em seu e-mail: