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É natural que as empresas valorizem mais as qualidades técnicas para a contratação de colaboradores. Entretanto, instituições que nutrem uma maior consciência em relação a gestão de pessoas notam que a conciliação entre competências técnicas e comportamentais contribui para o sucesso da organização.

Tanto é verdade que, geralmente, profissionais que investem em ambas as áreas destacam-se mais no mercado e tornam-se mais aptos a alcançarem objetivos consistentes em seu ambiente de trabalho.

Quer saber como essas qualidades se relacionam dentro de uma empresa? Então confira o post que preparamos para você!

O que são competências técnicas?

As competências técnicas são aquelas encontradas no currículo. Trata-se de qualquer atividade desenvolvida com o intuito de ter acesso a um conhecimento específico que permita atuação prática.

Cursos, graduações e congressos são alguns exemplos. Essas qualificações são importantes pois, por meio delas, o colaborador consegue atingir finalidades referentes ao cargo para o qual foi contratado.

O que são competências comportamentais?

As competências comportamentais são aquelas inerentes à personalidade do colaborador e que contribuem para o bom desempenho de sua função. Apesar de estarem ligadas a questões subjetivas, essas qualidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas.

Inclusive, empresas que buscam o crescimento profissional de seu time têm oferecido treinamentos regulares para alcançar resultados. Dentre as competências comportamentais estão a flexibilidade, a proatividade e a motivação.

Qual a importância de unir as duas competências?

As competências técnicas e comportamentais são importantes no ambiente de trabalho. Entretanto, o desenvolvimento de apenas uma delas pode comprometer a eficiência da atuação profissional. Analisemos como exemplo um advogado.

Por maior que seja o seu conhecimento acerca das leis e do funcionamento do judiciário, a boa oratória e a persuasão são pontos positivos para que ele consiga uma sentença favorável.

Percebe-se, por meio desse simples exemplo, que o alinhamento das duas qualidades contribui para a construção de uma instituição sustentável e próspera.

Isso porque o colaborador, além de ter o conhecimento técnico para o exercício de sua função, também nutre qualidades que o ajudam a colocar seu saber em prática.

O que se espera do colaborador em cada caso?

Diante desse cenário, é aconselhado que o colaborador busque sempre experiências que contribuam para o seu crescimento profissional e pessoal. Dessa forma, seu desenvolvimento individual crescerá junto à empresa, uma vez que ambos buscam objetivos e valores comuns.

Entretanto, não há uma proporção exata e perfeita entre as competências. É necessário observar quais as necessidades, os objetivos e os princípios pelos quais a organização preza. Há, por outro lado, algumas qualidades que são esperadas em qualquer ambiente, tais como: liderança, compromisso e empatia.

As competências profissionais contribuem de diferentes maneiras para a sociedade. E cada pessoa, dentro de sua esfera de atuação, também tem uma vida pessoal e busca sonhos e objetivos específicos.

Quando a empresa compreende isso, passa a atribuir maior importância à gestão de pessoas com intuito de que os colaboradores tenham um propósito dentro da empresa. Isso faz com que o time se sinta engajado a buscar resultados a partir do aprimoramento de competências técnicas e comportamentais.

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Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos seguimentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Faz parte da Diretoria da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

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