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Conheça 4 dicas para aumentar a produtividade do seu time!
15 de outubro de 2018 Sônia Padilha

Aumentar a produtividade é uma preocupação da maioria das empresas, afinal, um desempenho maior significa resultados melhores. Porém, esse trabalho deve ser feito sem sobrecarregar a equipe, mantendo o bom clima organizacional e preservando a saúde dos colaboradores.

A empresa pode e deve criar condições para aumentar a produtividade, montando estratégias para ajudar a organizar e a manter um bom fluxo de trabalho. Neste post, vamos trazer 4 dicas para aumentar a produtividade de maneira sadia e sustentável. Acompanhe!

1. Estabeleça metas

Fica difícil ter um bom desempenho quando não se sabe qual é o ponto de chegada. Estabelecer metas no início de cada período ou projeto ajuda o profissional a identificar os esforços necessários e a montar um planejamento de execução das suas tarefas.

É importante que essas metas sejam desafiadoras, porém elas também devem prever que pode ocorrer algum imprevisto. Esses objetivos não podem sobrecarregar os colaboradores, para não prejudicar a motivação.

2. Organize o fluxo de trabalho

A maneira mais fácil de organizar um trabalho em equipe é designar tarefas de maneira clara e específica. Quando cada um sabe exatamente o que deve fazer, o gerenciamento do fluxo de execução é otimizado, ganhando tempo e aumentando a produtividade.

Uma boa dica é desenhar fluxogramas e  expor nas áreas de trabalho, já que algumas pessoas são visuais e aprendem mais quando visualizam o que têm que realizar.

3. Adote ferramentas de gestão

A tecnologia oferece uma série de ferramentas que podem ajudar na organização e na divisão de tarefas entre a equipe. Entre elas, podemos destacar:

Todoist

Organiza as tarefas em checklists, ajudando os profissionais a entenderem o que foi feito e o que está pendente  de maneira fácil e interativa.

Evernote

É uma excelente ferramenta para guardar e compartilhar conteúdos. Ajuda a organizar as informações importantes para o desenvolvimento das tarefas.

Asana

O Asana é muito útil para trabalhos em equipe, permitindo a organização da agenda e a priorização das tarefas, distribuindo-as entre as pessoas.

Trello

O Trello funciona como um Kanban virtual, em que as tarefas são sinalizadas por quadros que podem ser organizados como tarefas pendentes ou completadas. Também permite o compartilhamento com o time.

Pomodoro

A técnica desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo consiste no uso de um cronômetro para dividir o tempo em blocos de 25 minutos, com 5 minutos de pausa entre cada sessão.

O método promove esses pequenos descansos para aumentar a agilidade mental, enquanto os 25 minutos de trabalho são de foco total, permitindo a conclusão das tarefas com mais rapidez e qualidade.

4. Dê e receba feedbacks

O alinhamento das tarefas depende muito dos feedbacks. Em vez de reclamar, procure orientar e passar para o colaborador o que ele está fazendo corretamente e o que precisa ser aprimorado. Com isso, ele vai conseguir realizar o trabalho dentro do padrão de qualidade esperado, evitando que a tarefa precise ser refeita.

Além disso, permita que os profissionais também deem feedbacks. Só assim poderão ser detectados problemas com a liderança, que podem estar afetando a eficiência da equipe.

Conhecendo essas dicas para aumentar a produtividade é possível elevar a receita da empresa e aproveitar ao máximo os talentos dos colaboradores, respeitando o ritmo de trabalho de cada um.

E você, já aplica alguma dessas estratégias na empresa? Aproveite para seguir os nossos perfis no Facebook e no LinkedIn para receber atualizações e mais conteúdos!


Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Presidente da ABRH-SP – Regional Sorocaba.
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