Acesse a Plataforma

Os colaboradores são o motor de qualquer empresa, existindo uma relação direta entre a presença e a qualidade deles e o nível de produtividade da organização. Nesse sentido, conhecer e lidar de forma apropriada com os desafios da gestão de pessoas é essencial para alinhar os objetivos empresariais com as metas dos trabalhadores.

Os cuidados com a área de recursos humanos têm se tornado cada vez mais importantes e estratégicos no segmento empresarial. Afinal, quando se tem um time qualificado e motivado é mais fácil alcançar os resultados almejados.

Gerir pessoas é desafiador tanto para quem trabalha no RH, quanto para os próprios líderes da empresa. É preciso entender as subjetividades da equipe, identificar as suas necessidades e agir para conciliá-las, a fim de proporcionar um ambiente mais sustentável e produtivo para todos.

Precisa melhorar o seu desempenho organizacional? Confira, abaixo, quais são os maiores desafios na gestão de pessoas e como superá-los!

1. Manter a motivação da equipe

No âmbito empresarial, a motivação é o que move e gera produtividade para as empresas. Trabalhadores que se comprometem têm um desempenho acima da média, se sobressaindo àqueles que não fazem as suas atividades com o mesmo entusiasmo.

Levando isso em consideração, adote estratégias que estimulem e mantenham acesa a chama da motivação e desenvolvam o espírito de proatividade. Assim, é possível incentivar os seus talentos a darem o melhor de si no dia a dia.

Para tal, é recomendável utilizar várias técnicas, como elaborar um quadro de carreira na empresa, conceder benefícios — como recompensas quando as metas são atingidas e descontos em instituições de ensino —, além da flexibilidade de horários.

2. Engajar e alinhar as pessoas com a cultura da empresa

Contar com colaboradores comprometidos, bem capacitados e éticos é o ideal de todos os líderes. Porém, para engajar os profissionais a assumir o compromisso de apresentar uma performance melhor, respeitando os valores da organização, é preciso tomar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano e a valorização do seu time.

Dessa forma, pode-se obter melhores resultados financeiros e organizacionais como um todo. Algumas das práticas a serem destacadas são:

  • Fazer uma definição clara das funções, expectativas e responsabilidades sobre o trabalho de cada colaborador;
  • Criar e implementar um plano transparente de cargos e salários baseado nos objetivos da empresa;
  • Estimular a autonomia;
  • Avaliar o desempenho do colaborador e dar retornos que contribuam com o desenvolvimento pessoal;
  • Distribuir a mão de obra nas esferas em que os trabalhadores demonstrem maior habilidade, o que aumenta a eficiência e valoriza a competência individual;
  • Dar preferência para os colaboradores atuais para preencher novas vagas, desde que os mesmos estejam capacitados para exercê-las.

3. Aumentar a produtividade dos colaboradores

Em um mundo essencialmente tecnológico e com tantas distrações virtuais, um dos maiores desafios dos empresários é aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Haja vista que o acesso às redes sociais, conversas aleatórias, falta de motivação e definições claras são algumas das razões que afetam o aproveitamento no trabalho, prejudicando os profissionais e a empresa no geral.

Tenha em mente que um colaborador considerado eficiente e produtivo é aquele que realiza as suas atividades de maneira rápida e correta, impactando na rentabilidade da empresa e diretamente no seu investimento.

Se isso não está ocorrendo, comece esclarecendo a meta de cada atividade, faça reuniões objetivas e rápidas, dê treinamentos e capacite com ações fora da organização, use ferramentas que facilitam a produtividade, além incentivar um ambiente agradável e flexível.

4. Proporcionar um bom clima organizacional

As condições do ambiente em que o trabalho é prestado influenciam na motivação do time. Portanto, é necessário atuar no combate aos fatores que possam gerar conflitos e interferir negativamente na qualidade do clima organizacional.

Isso implica em se comunicar melhor com as pessoas, garantindo que todas as mensagens sejam interpretadas e entendidas da forma certa, mostra-se aberto para ouvir e mostrar eficiência na resolução de impasses. Favoreça o diálogo e o trabalho coletivo, com respeito e comprometimento.

Todos os desafios na gestão de pessoas podem ser superados, basta adotar as estratégias adequadas para o perfil da sua empresa.  

Gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre para os seus amigos como gerir melhor os colaboradores da sua empresa!

Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Presidente da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

Veja também

Cadastre-se para receber nossas novidades em seu e-mail: