Acesse a Plataforma
Crescimento profissional: como a mudança se torna oportunidade?
06 de março de 2019 Sônia Padilha

Uma das principais metas de vida de muita gente é o crescimento profissional. Para algumas pessoas, ocupar cargos mais altos e ser remunerado por isso, podendo aumentar os padrões de consumo e realizar sonhos, é sinal de realização.

Para outros, o crescimento profissional está ligado à satisfação pessoal: fazer o que gosta alinhado aos seus valores e com o que traz prazer.

Encontramos diversas oportunidades de mudança durante a vida e muitas podem representar chances reais de crescimento profissional. Para saber mais como essa mudança pode acontecer, continue a leitura!

Por que algumas pessoas decidem mudar de carreira?

Fazer uma transição de carreira pode não ser fácil, mas é importante para quem ainda não encontrou o próprio caminho e busca um sentimento de realização ao acordar na segunda-feira de manhã.

O profissional com diversas experiências pode ter uma noção mais clara dos seus talentos, e entender o que quer para si, ao mesmo tempo em que essas vivências acabam trazendo novas habilidades. No futuro, é provável que esse indivíduo esteja mais maduro e consciente dos seus desejos e competências.

O que considerar na hora de fazer uma transição de carreira?

Alguns aspectos devem ser avaliados na hora de fazer uma transição de carreira de forma positiva. São eles:

Benefícios oferecidos

É muito comum uma pessoa mudar de emprego para receber um salário melhor ou benefícios mais interessantes. No entanto, leve em consideração não só a parte financeira, mas também as oportunidades de desenvolvimento e aprendizado que a transição oferece.

Propósitos coerentes com o que o profissional busca

A cultura da empresa ou da nova profissão deve ser coerente com os valores do profissional. Pense em tudo o que você gosta de fazer e que lhe traga o sentimento de realização, de acordo com o que acredita e considere importante.

Equilíbrio com a vida pessoal e profissional

O excesso de trabalho causa estresse e uma série de complicações, o que pode ser um motivador para a mudança de carreira ou emprego. Dessa forma, lembre-se que conciliar a vida pessoal e profissional é importante para a felicidade, e é um fator essencial a ser considerado na hora de promover uma transição.

Por que o planejamento é tão importante para o crescimento profissional?

Trocar de profissão ou emprego, seja por necessidade, seja por opção, é uma guinada importante na vida de qualquer pessoa. Mas, para que dê certo, é necessário um bom planejamento financeiro para que o profissional consiga passar pelo período de transição com equilíbrio.

Também é fundamental traçar metas e entender onde se quer chegar para manter a motivação e o senso de realização. O profissional deve se conhecer muito bem, entender o que o faz feliz e o que desperta o desejo de mudança para, assim, construir uma carreira firme e bem-sucedida.

Fazer da mudança de emprego ou de atuação uma oportunidade de crescimento profissional depende de escolhas maduras e bem pensadas, mas, certamente, são um excelente caminho para a realização individual.

E você, gostou deste conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!


Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Presidente da ABRH-SP – Regional Sorocaba.
R&S de Sucesso
Por que sua empresa precisa ter um RH estratégico?

Veja também

Espere um pouco! Cadastre-se para receber novidades de nosso blog!

Cadastre-se para receber nossas novidades em seu e-mail: