A entrevista de emprego é, muitas vezes, um momento de ansiedade, medo e nervosismo. Afinal, o seu comportamento nessa hora é decisivo para a sua contratação na empresa. Por isso, é imprescindível se acalmar e preparar-se para todos os cenários possíveis, a fim de garantir um bom desempenho frente ao recrutador e gestor da sua área de atuação.
Durante esse processo você tem a oportunidade de mostrar que se encaixa na vaga oferecida e tem o perfil que a empresa está buscando. Mas, para isso, será necessário responder uma série de perguntas, que podem parecer difíceis e confundir até mesmo os profissionais mais experientes.
Isso porque cada questionamento inclui uma análise criteriosa do que a empresa quer do candidato, e nessa hora as informações do seu currículo podem se tornar menos relevantes do que as suas respostas para a conquista do novo emprego.
Quer se dar bem na sua próxima entrevista de emprego? Confira, abaixo, quais são as principais perguntas feitas pelos recrutadores e como respondê-las!
Pode me dizer um pouco mais sobre você?
Mesmo sendo simples, muitas pessoas se atrapalham com essa pergunta. O ideal é não falar todo o seu histórico profissional ou pessoal de uma vez. Faça um discurso rápido e atraente que demonstre porque você é a melhor opção para a vaga.
Comece falando de duas a três realizações ou experiências que você quer que o entrevistador saiba, e encerre explicando como elas lhe posicionaram para essa oportunidade específica.
Por que você deve ser contratado?
A melhor forma de responder essa pergunta é deixando claro que você busca crescimento na carreira e que esse desejo de evolução está relacionado aos objetivos e necessidades da empresa contratante.
O entrevistador vai ficar contente em perceber que as suas ambições caminham de mãos dadas com as da organização. Ressalte também experiências profissionais que podem lhe ajudar a realizar o trabalho com mais eficiência e excelência.Conclua dizendo o que será capaz de entregar para a empresa.
Como você reage às críticas?
A intenção do entrevistador com esse questionamento é analisar a sua receptividade quanto aos feedbacks negativos. Para o candidato, é fundamental saber ouvir, querer aprender e melhorar cada vez mais. Portanto, em vez de dizer apenas ‘’reajo bem’’, mostre que você sabe o quanto as críticas são importantes para o seu desenvolvimento profissional.
O que você gostaria de ressaltar sobre você e qual foi o seu maior desafio profissional?
O objetivo de todo o recrutador é contratar alguém que esteja o mais alinhado possível com os valores e objetivos da empresa. Pensando nisso, fale sobre características pessoais e profissionais relevantes e que já fizeram a diferença em momentos em que você foi desafiado profissionalmente.
Conte qual foi o maior desafio que você enfrentou até hoje na sua carreira e o que fez para superá-lo. Não é necessário contar nenhuma historia mirabolante. Mesmo que seja um desafio que você considere pequeno, o entrevistador quer saber como você agiu para solucioná-lo.
O que você busca para o seu desenvolvimento nos próximos anos?
As empresas tendem a dar preferência para profissionais que não são acomodados e estão sempre em busca de crescimento profissional. Aqui, procure falar sobre os seus planos para a sua carreira, como formações que possam aprimorar habilidades e contribuir com o crescimento da organização, caso seja contratado.
Qual a sua pretensão salarial?
Talvez, essa seja uma das perguntas mais desconfortáveis em uma entrevista de emprego. Para essa resposta é preciso se preparar com antecedência, pesquisando sobre o perfil da empresa, bem como benefícios e oportunidades de crescimento que ela oferece em suas vagas. A partir desses dados, você pode alinhar uma média salarial que seja justa para ambas as partes.
Para melhorar a sua performance na entrevista de emprego, adapte essas dicas ao que você realmente é no lado pessoal e profissional. Mantenha uma postura honesta e transparente, pois o entrevistador vai saber se você está falando a verdade ou não, e ser verdadeiro conta muitos pontos para a decisão final.
Está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Veja porque se cadastrar na GP Talent!