Acesse a Plataforma

A entrevista de emprego é, muitas vezes, um momento de ansiedade, medo e nervosismo. Afinal, o seu comportamento nessa hora é decisivo para a sua contratação na empresa. Por isso, é imprescindível se acalmar e preparar-se para todos os cenários possíveis, a fim de garantir um bom desempenho frente ao recrutador e gestor da sua área de atuação.

Durante esse processo você tem a oportunidade de mostrar que se encaixa na vaga oferecida e tem o perfil que a empresa está buscando. Mas, para isso, será necessário responder uma série de perguntas, que podem parecer difíceis e confundir até mesmo os profissionais mais experientes.

Isso porque cada questionamento inclui uma análise criteriosa do que a empresa quer do candidato, e nessa hora as informações do seu currículo podem se tornar menos relevantes do que as suas respostas para a conquista do novo emprego.

Quer se dar bem na sua próxima entrevista de emprego? Confira, abaixo, quais são as principais perguntas feitas pelos recrutadores e como respondê-las!

Pode me dizer um pouco mais sobre você?

Mesmo sendo simples, muitas pessoas se atrapalham com essa pergunta. O ideal é não falar todo o seu histórico profissional ou pessoal de uma vez. Faça um discurso rápido e atraente que demonstre porque você é a melhor opção para a vaga.

Comece falando de duas a três realizações ou experiências que você quer que o entrevistador saiba, e encerre explicando como elas lhe posicionaram para essa oportunidade específica.

Por que você deve ser contratado?

A melhor forma de responder essa pergunta é deixando claro que você busca crescimento na carreira e que esse desejo de evolução está relacionado aos objetivos e necessidades da empresa contratante.

O entrevistador vai ficar contente em perceber que as suas ambições caminham de mãos dadas com as da organização. Ressalte também experiências profissionais que podem lhe ajudar a realizar o trabalho com mais eficiência e excelência.Conclua dizendo o que será capaz de entregar para a empresa.

Como você reage às críticas?

A intenção do entrevistador com esse questionamento é analisar a sua receptividade quanto aos feedbacks negativos. Para o candidato, é fundamental saber ouvir, querer aprender e melhorar cada vez mais. Portanto, em vez de dizer apenas ‘’reajo bem’’, mostre que você sabe o quanto as críticas são importantes para o seu desenvolvimento profissional.

O que você gostaria de ressaltar sobre você e qual foi o seu maior desafio profissional?

O objetivo de todo o recrutador é contratar alguém que esteja o mais alinhado possível com os valores e objetivos da empresa. Pensando nisso, fale sobre características pessoais e profissionais relevantes e que já fizeram a diferença em momentos em que você foi desafiado profissionalmente.

Conte qual foi o maior desafio que você enfrentou até hoje na sua carreira e o que fez para superá-lo. Não é necessário contar nenhuma historia mirabolante. Mesmo que seja um desafio que você considere pequeno, o entrevistador quer saber como você agiu para solucioná-lo.

O que você busca para o seu desenvolvimento nos próximos anos?

As empresas tendem a dar preferência para profissionais que não são acomodados e estão sempre em busca de crescimento profissional. Aqui, procure falar sobre os seus planos para a sua carreira, como formações que possam aprimorar habilidades e contribuir com o crescimento da organização, caso seja contratado.

Qual a sua pretensão salarial?

Talvez, essa seja uma das perguntas mais desconfortáveis em uma entrevista de emprego. Para essa resposta é preciso se preparar com antecedência, pesquisando sobre o perfil da empresa, bem como benefícios e oportunidades de crescimento que ela oferece em suas vagas. A partir desses dados, você pode alinhar uma média salarial que seja justa para ambas as partes.

Para melhorar a sua performance na entrevista de emprego, adapte essas dicas ao que você realmente é no lado pessoal e profissional. Mantenha uma postura honesta e transparente, pois o entrevistador vai saber se você está falando a verdade ou não, e ser verdadeiro conta muitos pontos para a decisão final.

Está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Veja porque se cadastrar na GP Talent!

Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Presidente da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

Veja também

Cadastre-se para receber nossas novidades em seu e-mail: