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O sucesso de uma empresa está intimamente ligado à forma que ela administra a sua área de recursos humanos. Assim sendo, compreender os pilares da gestão de pessoas é imprescindível para aplicar estratégias que promovam melhorias contínuas para os seus colaboradores e, consequentemente, para a sua organização.

Quando você mantém o seu time atualizado, evoluindo constantemente, tanto para corresponder às necessidades dos clientes quanto para ser competitivo no mercado, é possível alcançar o conhecimento coletivo. Esse aspecto, por seu lado, estimula o comportamento organizacional que determina valores, atitudes e a conduta ética no ambiente de trabalho — a base para conquistar o desempenho desejado.

Quer aumentar a eficiência da sua atividade? Confira, abaixo, quais são os pilares da gestão de pessoas e como colocá-los em prática!

1. Motivação

Toda a empresa necessita do comprometimento da sua equipe. Um trabalhador desmotivado tende a render menos, estando pronto para dizer sim para a primeira oportunidade que for oferecida pela concorrência.

Nesse contexto, também é importante considerar que a contratação e demissão de pessoas são caras para o seu bolso, o que se deve aos altos encargos tributários pagos no Brasil. Por isso, é essencial desenvolver medidas que satisfaçam os colaboradores, a ponto de motivá-los a permanecer na organização e a dar o melhor de si em cada atividade realizada.

A motivação do seu time depende de uma combinação de fatores, tais como

  • ter metas bem estabelecidas, tanto coletivas quanto individuais;
  • aplicar processos seletivos transparentes e que exijam esforço e determinação dos candidatos; e
  • reconhecer quem atinge os resultados planejados, mas sem deixar de dar um retorno periódico sobre a performance de todos, apontando o que pode ser melhorado.

2. Comunicação

A comunicação é o alicerce de uma boa gestão de pessoas. Portanto, é essencial que os gestores criem o hábito de dialogar com os seus colaboradores. Quebre as barreiras e, independentemente de hierarquias, deixe claro que todos podem transmitir conhecimento no ambiente de trabalho.

Para fomentar a comunicação interna, você pode adotar ferramentas que ajudam a manter o seu time bem informado sobre a empresa, além de integrar todos os departamentos. Com isso, também assegura que todos os trabalhadores façam contato imediato, evitando erros provenientes da falta de trocas de informações.

3. Trabalho em equipe

Se os objetivos das diferentes áreas da sua empresa não estão alinhados, isso significa que ela está correndo um sério risco. A organização deve ser inteiramente integrada a partir de um método sistematizado para possibilitar um espaço de trabalho sustentável e mais eficaz.

Saber qual é a sua função e como está contribuindo para com o crescimento da empresa faz com que os colaboradores sintam-se prestigiados e visualizem os resultados de todo o seu empenho. Pensando nisso, crie um ambiente integrado para que o seu time realmente possa pensar coletivamente no âmbito profissional.

4. Conhecimento e competência

Cercar-se de profissionais qualificados e competentes é fundamental para tornar a sua marca competitiva no mercado. Quanto mais bem preparado estiver o seu time, mais facilidade ele terá para lidar com os desafios do dia a dia e para superar a concorrência.

Sendo assim, a contratação dos colaboradores requer cuidados especiais, há que se buscar o melhor profissional para a área e cargo em aberto, certificando-se de que ele tem o conhecimento e a competência desejada para assumi-lo.

5. Treinamento e desenvolvimento

Aprimorar as habilidades de seus profissionais é uma das principais responsabilidades de um líder. O treinamento constante permite o desenvolvimento dos colaboradores dentro da organização, melhorando a forma e a qualidade das atividades prestadas e, por conseguinte, mantê-la atualizada com as práticas do mercado.

Estude todas as áreas da sua empresa e identifique aquelas que precisam ser aprimoradas. Em seguida, dê treinamentos que ajudem a melhorar o desempenho dos trabalhadores e a alcançar bons resultados por meio da valorização deles.

A partir da aplicação desses pilares da gestão de pessoas, é possível conduzir as atividades da sua empresa de maneira mais eficiente, pois você poderá contar com um time mais forte, motivado e disposto a abraçar as suas propostas.

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Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Presidente da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

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