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Quais os principais pilares para construir uma empresa de sucesso?
20 de março de 2019 Sônia Padilha
Categorias: Empresa

Construir e manter uma empresa de sucesso exige muita resiliência do gestor, já que existem diversos desafios, principalmente para aqueles que não dispõem de um time comprometido com os objetivos da organização.

Nesse sentido, encontrar as pessoas certas para alavancar a organização é fundamental. Neste post, vamos falar de quais os principais pilares para construir uma empresa de sucesso. Acompanhe!

Defina os propósitos

A definição da missão, visão e valores da empresa é o primeiro passo para alcançar o sucesso. Os propósitos devem estar alinhados com as metas e a realidade do mercado no qual a empresa se encontra, sempre com foco no futuro e na sustentabilidade.

Elabore um plano de negócios

Para construir e manter uma empresa de sucesso, você vai precisar de muito planejamento. Assim, a elaboração de um plano de negócios é fundamental, já que ele define a estrutura da sua organização. Isso inclui os planejamentos financeiros com valores investidos, previsão de lucro real e capital de giro.

Portanto, fique atento ao planejamento e valorize as pessoas nele, o que é primordial para alavancar e sustentar a sua empresa.

Busque conhecimento e capacitação

Todo empresário de sucesso deve estar atento ao mercado e, para isso, é preciso se atualizar e investir em capacitação. Essa preparação é fundamental para se destacar da concorrência, conquistar e fidelizar clientes. Além disso, estar atualizado é primordial para identificar, e solucionar, questões de forma ágil e ainda economizar recursos.

Encontre pessoas alinhadas com o propósito da sua empresa

Para ter sucesso, é fundamental encontrar pessoas que tenham engajamento com os seus propósitos. Nesse sentido, recrutar e selecionar pessoas com aderência ao perfil da empresa garantirá uma série de benefícios, tangíveis e intangíveis.

Para encontrar as pessoas certas, que sejam realmente engajadas e motivadas com o objetivo da empresa, faça uso de critérios e crie perfis de compatibilidade.

Para tanto, alguns recursos podem ser utilizados para se realizar um processo de recrutamento e seleção inteligente, como a escolha do canal de divulgação das vagas e a modalidade de entrevista a ser utilizada.

Quer saber como ter uma empresa de sucesso? Então, confira as nossas dicas para melhorar o seu processo de recrutamento e seleção. Com isso você terá o melhor time para enfrentar os desafios do mercado. Acompanhe!

Dicas para melhorar o processo de contratação de colaboradores

  • aposte no uso de plataformas de vagas na Internet. Com elas, você aumenta as chances de conseguir os perfis mais aderentes à sua organização;
  • planeje e otimize a jornada do candidato, apostando em uma comunicação efetiva;
  • envolva os gerentes e líderes de equipe na entrevista;
  • envie feedbacks para todos os candidatos, mesmo os não selecionados.

Por fim, tenha em mente que estar disponível para ouvir seus colaboradores, parceiros e fornecedores é de fundamental importância para elevar o nível da operação.

O sucesso de uma empresa começa com as pessoas. Por isso, é preciso estar atento ao recrutamento e seleção, e apostar nas novas ferramentas tecnológicas para encontrar os melhores profissionais no mercado. Além disso, investir nas pessoas, valorizando uma cultura organizacional participativa, é fundamental para a sustentabilidade da empresa, o que gera melhor funcionamento, aumento da produtividade e lucros. 

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Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Presidente da ABRH-SP – Regional Sorocaba.
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