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Desenvolver talentos pode ser uma tarefa mais árdua do que se possa imaginar. Isso porque esse trabalho envolve muitas pessoas, disposição, assiduidade e é um grande desafio para todos os gestores. Entretanto, essa é uma missão que todo empresário que almeja manter sua empresa competitiva no mercado precisa abraçar.

Os colaboradores são os responsáveis pelos diferenciais competitivos de uma organização, desse modo, torna-se fundamental investir no aprimoramento deles. Ficou interessado no assunto e deseja saber como você pode desenvolver talentos na sua empresa? Então, continue a leitura!

O que é gestão de talentos e como aplicar na empresa?

O gerenciamento de talentos nas empresas surgiu devido à necessidade de manter os melhores profissionais — que possibilitou a diminuição do turnover — e também por causa da competitividade do mercado. Diante desse cenário, a gestão de talentos é uma estratégia que envolve esforços integrados para contratar, treinar e manter os profissionais com o melhor desempenho.

Para tanto, essa gestão atua com uma série de processos que têm como objetivo proporcionar a avaliação, o desenvolvimento profissional, reconhecimento e ascensão de carreiras.

Qual a importância de desenvolver talentos?

Desenvolver talentos oferece um crescimento sustentável para as empresas, já que fortalece as habilidades esperadas pela organização, além de ser um dos aspectos que mais influenciam no valor empresarial. O aprimoramento dos colaboradores também gera efeitos positivos na cultura organizacional e contribui para que a sua empresa se torne uma marca empregadora.

Nesse sentido, um empreendimento que se preocupa com a evolução integral de seus colaboradores têm as seguintes vantagens em relação aos outros:

  •  atração e retenção de talentos;
  • potencial de crescimento;
  • maior valor de mercado, como consequência dos aspectos anteriores.

Como implementar a gestão de talentos e integração dos processos?

A correta implementação da gestão de talentos requer o compartilhamento de informações, e consequentemente, o fortalecimento da comunicação e o engajamento da equipe. Desse modo, poderá ser necessário o apoio de recursos tecnológicos para acompanhar a carreira dos colaboradores e ajudar a gerenciar de maneira eficiente as estratégias de desenvolvimento, capacitação e retenção desses colaboradores.

A criação de um ambiente colaborativo, que incentive a participação de todos, feedbacks constantes, além de avaliações de desempenho e de competências são outras práticas de gestão de pessoas devem ser implementadas. 

Nesse cenário, é importante reforçar a necessidade do fortalecimento da comunicação interna para estabelecer canais efetivos, nos quais conhecimento e informação possam ser compartilhados. Como exemplo, temos e-mail, jornais impressos, jornais murais, etc.

Além dos processos e sistemas, é fundamental garantir que o estilo de gestão adotado esteja alinhado com as premissas de desenvolvimento dos talentos. Isso porque os colaboradores atualmente têm se desligado de lideranças ruins, e não das empresas.

Portanto, essa realidade requer das organizações uma dedicação especial com os líderes, que também devem ser desenvolvidos para que tenham condições de garantir uma correta gestão e a retenção dos colaboradores.

Afinal, como desenvolver o talento dos colaboradores e retê-los na empresa?

Veja a seguir como desenvolver talentos na sua empresa!

Faça uma avaliação de desempenho

Por melhores que sejam os colaboradores, uma liderança ambiciosa sempre vai almejar que eles se tornem ainda mais competentes, e uma das principais ferramentas para ajudar profissionais a crescer é a avaliação de desempenho.

Com isso, é possível identificar comportamentos e competências que mereçam ser aperfeiçoadas, além de qualidades com potencial de melhoria. Para tanto, o começo dos trabalhos deve ser focado na fixação de metas claras, que possam ser mensuradas de forma simples. Por exemplo, emitir uma determinada quantidade de relatórios sobre um assunto no período de seis meses.

Promova integrações

Uma forma eficiente e de baixo investimento para desenvolver talentos é apostar na troca de experiências entre os membros da equipe, bem como incentivar e alinhar a comunicação entre eles. Desse modo, você favorece a relação interpessoal entre os departamentos e colabora para o aumento da empatia entre as equipes.

Conheça de forma individual os colaboradores

Você sabe quem são os talentos da sua empresa? Caso não os conheça bem, deve empregar esforços para isso, pois analisar as competências e habilidades da sua equipe é essencial para desenvolvê-la. Para isso, aposte nos estudos de campo, observe as ações dos profissionais na rotina empresarial e faça testes.

Não deixe de contar com a ajuda dos líderes para que eles possam colaborar indicando quais profissionais têm se destacado.

Invista em treinamentos

Quando as pessoas são valorizadas em seu ambiente de trabalho e recebem instruções corretas sobre o que deve ser feito, aumenta-se a motivação delas, e consequentemente, há mais produção. Por isso, o treinamento e a capacitação dentro das empresas deve ser constante.

Invista em cursos, palestras e workshops. Se a empresa pode oferecer bolsa de estudos, o cenário de comprometimento é ainda maior e isso refletira diretamente no desempenho e na eficácia corporativa.

Desafie a equipe

Os desafios tiram as pessoas da zona de conforto e, com isso, elas podem mostrar suas habilidades pessoais também. Portanto, sempre que possível, desafie a equipe com metas diferentes — contudo, alcançáveis — para poder avaliar a capacidade de criatividade, adaptação e desempenho.

Além disso, você vai perceber que o profissional talentoso é capaz de se automotivar até em momentos de grande pressão.

Reconheça o esforço

Para desenvolver talentos é preciso também reconhecer a evolução e o esforço deles. Uma forma de reconhecê-los é promover benefícios de acordo com a realidade da empresa e também oferecer planos de carreira bem estruturados. Além de desenvolver os seus melhores profissionais, você conseguirá retê-los na organização.

Como consequência, futuramente, eles serão os responsáveis por reconhecer outros profissionais talentosos e ajudarão no desenvolvimento das habilidades esperadas pela organização. É preciso também ter a consciência de que essa tarefa deve ser feita de forma constante.

Portanto, mantenha-se sempre atualizado sobre as novidades do mercado de gestão de pessoas, para poder preservar os seus melhores colaboradores junto à sua empresa. Lembre-se também que atrair e manter os melhores profissionais é trabalho de todos dentro da organização, mas especialmente da liderança.

Perceba então que desenvolver talentos é uma evolução pessoal, acompanhada da capacitação profissional e que vai além dos aspectos técnicos ou operacionais relacionados ao trabalho. Requer interação, dedicação e muita persistência.

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Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Presidente da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

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