Acesse a Plataforma
Já parou para pensar nessa afirmação? Muitos ainda possuem a ideia que a riqueza vem de berço, se conquista com um bom casamento ou ganhando na loteria.


Primeiro, é importante pensar o que vem a ser RIQUEZA no sentido mais amplo da palavra. E dicionários, encontramos a definição de Riqueza: de característica ou condição do que é rico. O significado está intimamente ligado a grande quantidade de dinheiro, posses e fortuna.

No entanto, devemos ir além dessa simples definição. Não há nada de errado em possuí-la.  Mas, a Riqueza da alma, do espírito, do pensamento, da consciência voltada à sustentabilidade como um todo é a que todos devemos nos empenhar para alcançar.

Como alcançar a Riqueza em seu estado pleno? É por meio de nossos talentos que começamos a trilhar o caminho para a Riqueza, seja ela no sentido literal ou no âmbito mais amplo.


Como está seu olhar e a aplicação dos seus talentos em busca dessa Riqueza?

Cada vez mais é importante criarmos uma Marca Pessoal, onde nosso talento seja a base pelo qual somos reconhecidos, seja nas esferas: profissional, familiar, grupo de amigos, redes sociais etc.

Muitos ainda não perceberam quais talentos, quando bem desenvolvidos, utilizados e disseminados alavancam o papel na sociedade, tornando-os rentáveis, de modo que gerem a Riqueza tão almejada.


Quais são os seus Talentos? E como identificá-los?

Apesar de muitos considerarem que talento é como uma dádiva, um dom em realizar algo com maestria, sem precisar de muito esforço, em minha experiência, de mais de 20 anos na área da Educação e Gestão de Pessoas, observo que é possível, a partir de certa habilidade em uma área, a pessoa empenhar-se para chegar à excelência e transformar isso em talento.

Para identificar os seus talentos, há inúmeros testes que são bem-vindos. Mas, a maneira mais fácil é ficar atento às coisas que realiza com mais amor e que lhe proporcionam o tal “brilho nos olhos”. Ouça também as pessoas que fazem parte do seu ciclo de convivência. Assim que perceber algum elogio por um feito, acenda a luz, pois aí pode estar um de seus talentos.


Ao identificar seus talentos – sejam natos e/ou desenvolvidos -, você encontra a chave para o sucesso. Não importa a área em que você se destaca. Pode ser no âmbito criativo, comercial, comunicacional etc. O importante é se dedicar.

A capacidade de Gerar Riqueza está diretamente ligada a como você explora seus Talentos.

Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Faz parte da Diretoria da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

Veja também

Cadastre-se para receber nossas novidades em seu e-mail: