Acesse a Plataforma

A tomada de decisão para o departamento de gestão de pessoas sempre foi algo difícil, pois, muitas vezes, era baseada na intuição. O uso da tecnologia no RH tem tornado essas decisões mais simples e embasadas em dados, já que a inteligência artificial possibilita realizar contratações mais eficientes e, ainda, gerir os processos da área de forma mais estratégica. 

Neste post, você poderá acompanhar como a tecnologia no RH impacta a gestão de pessoas nas empresas. Veja!

Como a tecnologia pode otimizar o RH?

Na busca por novos talentos, a tecnologia exerce papel fundamental. Isso porque, com as mudanças sociais e tecnológicas, os processos de recrutamento, seleção e treinamento mudaram.

Por isso, é importante que a área de Recursos Humanos acompanhe as facilidades que a inteligência artificial pode oferecer e, assim, possa assegurar que o time esteja verdadeiramente conectado com o uso de ferramentas específicas, que auxiliem na automatização de inúmeros processos, garantindo, dessa forma, ganhos de produtividade.

Já faz tempo que a área vem sofrendo a influência da tecnologia. Isso porque os avanços tecnológicos permitiram que procedimentos de avaliação de perfis e traços comportamentais fossem realizados por meio de softwares.

Nesse contexto, o uso da tecnologia torna possível que o RH conheça, monitore e ajude os colaboradores, além de gerenciá-los para conseguir uma melhor performance. 

Quais as principais mudanças promovidas?

As experiências e habilidades técnicas, além da formação, já não são as únicas informações e variáveis utilizadas na seleção e na gestão de pessoas. Atualmente, os traços psicológicos e perfis comportamentais também desempenham papel fundamental no mercado de trabalho e precisam ser mensurados de forma rápida.

A tecnologia no RH permite gerar essas informações, e isso facilita a tomada de decisão dos conteúdos e de programas de treinamento, assim como a determinação de necessidades de promoções e transferências de profissionais dentro do quadro de colaboradores.

Com o uso de softwares específicos, também é possível identificar novas lideranças, direcionar normas de conduta e ética, fazer o alinhamento de perfis, entre outros. Nesse cenário, em um futuro próximo, aspectos pessoais e comportamentais terão um lugar cada vez mais importante dentro do quadro das organizações, iniciando pelas lideranças de cada segmento e seguindo até que todos os profissionais possam ser mapeados, tanto no seu desempenho profissional quanto no pessoal.

Assim, a tecnologia no RH ajudará na criação de organizações humanizadas e capazes de oferecer benefícios e recompensas que, de fato, mantenham os bons profissionais com alto nível de comprometimento e resiliência no trabalho.

Como a tecnologia no RH cria processos mais inteligentes?

Uma gestão mais estratégica envolve ter processos e resultados mensuráveis. Dessa forma, com a ajuda da inteligência artificial, é possível fazer todos os registros de produtividade, possibilitando uma administração baseada em dados.

A tecnologia no RH traz uma série de vantagens para o departamento. Acompanhe:

  • automatização de tarefas repetitivas;
  • criação e gerenciamento de relatórios;
  • redução ou extinção do retrabalho, especialmente com o uso de novas tecnologias;
  • substituição de processos arcaicos por processos novos e mais simples;
  • otimização da mão de obra;
  • terceirização de tarefas não essenciais ou mecânicas;
  • redução de custos.

Como contribui para a gestão de pessoas?

A tecnologia no RH com foco na gestão de pessoas contribui para a contratação de profissionais inovadores e com foco no crescimento da empresa. Isso se dá devido ao fato de que a automatização dos sistemas de recrutamento e seleção permite criar processos com menor chance de erros  esses recursos estão, de forma prioritária, na tecnologia que automatiza a comunicação e o relacionamento com os candidatos.

Isso é importante porque o departamento de RH, como todos os outros, precisa otimizar sua comunicação com seus públicos internos e externos.

Portanto, informações relevantes para a avaliação de candidatos e recrutamentos podem ser encontradas de forma fácil e mapeadas por meio de redes sociais, como o LinkedIn, e outras que tornam estreito o diálogo entre o RH e o colaborador.

Quais os principais benefícios da tecnologia no RH?

São vários os benefícios de se contar com um RH tecnológico. Acompanhe!

Automatização de processos

Um software de gestão de pessoas adequado possibilita o acesso a novas informações. Para uma administração estratégica, é necessária uma visão capacitada de liderança para avaliar os dados disponíveis no sistema e, nesse contexto, é preciso buscar por empresas especializadas que possam fornecer o suporte necessário para a construção desse novo conceito em sua organização.

Mais agilidade na gestão de pessoas

As soluções tecnológicas passaram a ser consideradas ferramentas importantes para aprimorar o processo interno de mudança, já que conectam pessoas e empresas, além de tornarem mais fáceis a integração e a democratização do conhecimento nas organizações.

A tecnologia também torna possível uma descentralização controlada da informação, fazendo com que a liderança de diversos departamentos tenha acesso a dados importantes sobre seu time, de acordo com critérios estabelecidos pelo RH. 

Redução de custos

A tecnologia no RH contribui para a redução de custos à medida que agiliza os procedimentos de gestão de pessoas, otimizando o trabalho do time de RH com processos seletivos mais rápidos e certeiros, que permitem, além da mensuração mais célere de resultados, fazê-los com precisão.

Então, o desafio do departamento passa a ser o de gerar e analisar dados, com um planejamento estruturado e confiável para o crescimento da empresa.

Consolidação do RH como departamento estratégico

Com os adventos tecnológicos, o modelo de RH operacional já não atende à nova estrutura organizacional das empresas. Diante desse cenário, os departamentos precisam se reinventar de forma constante, na busca de novas soluções tecnológicas, o que permite que eles se tornem mais flexíveis e dinâmicos, e, como consequência, a área assume uma posição mais estratégica na empresa.

Finalmente, podemos entender que o alinhamento entre pessoas e processos assegura mais eficiência ao reduzir custos, e é necessário ter em mente que a gestão de RH, aliada à tecnologia, otimiza o resultado financeiro da empresa e contribui para o melhor rendimento do time.

Se você gostou deste post sobre tecnologia no RH e como ela impacta a gestão de pessoas nas empresas, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!

Sônia Padilha

Sônia Padilha

Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo projetos para pequenas e médias empresas, em diversos segmentos. Atuação de 19 anos na área de Educação, e a última experiência acadêmica como Professor Convidado na Pós Graduação da UNINOVE nas áreas Gestão Estratégica de RH e Consultoria Empresarial. Faz parte da Diretoria da ABRH-SP – Regional Sorocaba.

Veja também

Cadastre-se para receber nossas novidades em seu e-mail: